MajorTV: Técnico e jogadores parabenizam o América-RN pelo seu centenário

No dia 14 de julho de 1915 surgia América Futebol Clube. Fundado por um grupo de jovens estudantes, comerciários e funcionário públicos, onde se reuniram na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua Vigário Bartolomeu 565 (antiga rua da Palha), no bairro da Cidade Alta, em Natal (RN).

A homenagem pela escolha do América se deu ao continente americano, As cores inicialmente eram azul e o branco, mas em 1918 com a personificação Jurídica, o clube deixou de lado a cor o azul para se transformar na atual cor, o vermelho. Para entendermos um pouco sobre essa “personificação”. No dia 3 de junho de 1918, o Coronel Júlio Canavarro de Negreiros Melo, furou a única bola que o clube tinha para treinar e jogar, tendo sido o América obrigado a possuir personalidade jurídica para poder entrar com uma ação indenizatória. Portanto tudo se deu através da “Bola Furada”.

Muitos historiadores apontam o ABC como clube mais antigo do estado, legalmente, salienta Carlos Roberto de Miranda, o América foi o primeiro clube a se registrar juridicamente. No dia 2 de julho de 1918, ele apresentou o estatuto e no dia 3 de julho foi efetivado o registro final. O ABC só veio a se legalizar para fins jurídicos no dia 3 de dezembro de 1927.


Diego Simonetti/Blog do Major

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *